Possivelmente você já tenha ouvido falar sobre o termo ‘consulta de crédito’ ou, talvez possua uma certa familiaridade com este tema trabalhando diretamente com áreas e processos em que esta prática seja algo rotineiro e obrigatório.
Independentemente do nível de proximidade que você tenha com o assunto, as atividades ligadas à concessão de crédito são certamente essenciais para boa parte das empresas e seus gestores.
A decisão de conceder crédito para um cliente pode estar baseada com a política da empresa ou seguir um certo padrão de mercado — geralmente, orientado pelas instituições de análises.
Outra forma utilizada é via consulta do chamado score de crédito.
O que é score de crédito?
O score de crédito é uma ferramenta que avalia e armazena o histórico de pagamento dos consumidores em forma de pontuação que vai de 0 a 1000.
Este dado serve basicamente para indicar se esta pessoa tem poucas, médias ou grandes chances de atrasar o pagamento de uma compra baseado em seu histórico como pagador.
A fim de visarem sua própria segurança, praticamente todas as empresas e instituições financeiras utilizam essa pontuação para saber se vão fazer bom negócio ao conceder crédito, empréstimo ou financiamento para uma determinada pessoa.
Como cada empresa conta com o seu próprio critério para definir se o crédito será ou não aprovado baseando-se no Score.
Isto significa que eventualmente, o crédito possa estar disponível em uma determinada instituição e em outra não.
Qual a relação com a segurança nos negócios?
Indicador fundamental para as negociações de praticamente qualquer empresa nos dias atuais.
O score de crédito oferece informações prévias sobre o perfil do cliente ou do fornecedor.
Com os crescentes números de inadimplência, é fundamental que as empresas que contam com linhas de crédito disponham de ferramentas como o score. Justamente com o intuito de orientar o fechamento de seus negócios.
As informações obtidas por meio do score de crédito podem ainda ser utilizadas para desenvolver planos e linhas de crédito mais apropriadas para cada perfil de cliente.
Vale pontuar que o score certamente amplia de forma significativa a segurança.
Tanto de quem oferece opções de crédito, quanto a dos clientes, evitando que assumam dívidas maiores que sua capacidade de pagamento.
Quais os benefícios da consulta de crédito?
A análise do histórico de pagamento tem como objetivo garantir que uma empresa realize bons negócios.
Primordialmente fazendo com que a mesma receba por todas as vendas parceladas, sem que isso implique problemas financeiros ou eventuais prejuízos.
Neste contexto, outras vantagens obtidas por meio desta consulta são :
- A identificação de maus pagadores;
- Detecção da situação do CPF e CNPJ;
- Aumento nas vendas;
- Prevenção de fraudes;
- Possibilidade de construir um relacionamento saudável com o cliente.
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