Consulta de crédito: A proporção de brasileiros endividados encerrou o ano de 2021 em patamar recorde, segundo a CNC (Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo).
Em dezembro do ano passado, 76,3% da população possuía dívidas, o que representa o maior patamar da série histórica iniciada em janeiro de 2010, de acordo com os dados da Peic (Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor).
Embora os dados de 2022 ainda não tenham sido divulgados, uma vez que ainda faltam alguns meses para encerrar o ano, duas são as certezas: primeiro, dificilmente o número será menor e, em segundo, este percentual faz com que muitas empresas liguem o sinal de alerta.
Em função deste quadro, a importância da análise de crédito pelas empresas se torna ainda mais imprescindível.
Toda empresa que adota tal prática consegue ampliar a eficiência em seus processos de crédito, de forma a reduzir possíveis riscos e perdas com os clientes que estejam inseridos dentro da pesquisa realizada pela CNC.
Entendendo o processo de análise de crédito
A avaliação do cadastro do cliente ocorre da mesma maneira em qualquer estabelecimento. De modo geral, os pontos considerados são:
- confirmação de dados cadastrais, como RG, CPF, comprovante de endereço e telefone;
- consulta aos órgãos de proteção ao crédito para verificar possíveis dívidas não pagas;
- capacidade de pagamento para identificar o percentual comprometido da renda do cliente, com a consequente comprovação de remuneração.
É claro que, dependendo do valor a ser liberado, a análise pode ser mais aprofundada e ainda pode haver a necessidade de apresentar algum bem como garantia.
Por outro lado, em casos de créditos de quantia com um valor mais baixo pode se avaliar a concessão com mais agilidade e menos informações.
Confira alguns motivos para adotar a análise de crédito na sua empresa
Diminuição da inadimplência
Quando uma empresa passa a absorber as dívidas dos clientes isso, consequentemente, acarreta em um desequilíbrio financeiro que pode resultar, entre outras coisas, no atraso do pagamento de contas importantes. Ao realizar a análise do crédito, entretanto, isso possibilita contar com uma maior segurança para novas oportunidades de negócio.
Mais segurança na hora de conceder o crédito para o cliente
A oferta de um empréstimo ou financiamento só pode ser concedido quando a empresa está segura.
Novas oportunidades surgirão a partir da avaliação dos dados cadastrais dos consumidores. Porém, para que isso ocorra elas devem garantir que o negócio é vantajoso para ambas as partes.
Economia com os gastos envolvendo os processos de cobrança
Para que uma gestão de crédito e cobrança seja eficiente, a melhor alternativa é investir na avaliação de crédito ao invés de readequar recursos com as políticas de cobrança, geralmente mais onerosas para quem comanda o negócio.
O alto nível de inadimplência também faz com que a empresa apresente mais dificuldades e, até mesmo, prejuízos. Todo esse contexto gera retrabalho para a equipe — mais um motivo para investir na análise de dados dos clientes.
Maior liquidez para a empresa
Esse aspecto está associado à segurança da concessão do crédito uma vez que este processo precisa de uma confirmação de que o débito será quitado em dia pelo cliente.
Bem como, quando a empresa abre mão desta prerrogativa ela passa a dispor de menos dinheiro em caixa para compromissos como contas ou eventuais imprevistos.
Aqui, a liquidez é esta possibilidade de ter contar com o dinheiro em caso de uma necessidade.
Assim, a análise de dados cadastrais é indispensável para a manutenção do caixa da companhia, bem como a garantia de que os pagamentos serão efetuados dentro do vencimento.
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