Você sabe o que é preciso para se criar um site?
Conheça, em oito etapas, como realizar a execução deste processo
O desenvolvimento de sites é o conjunto de atividades necessárias para se criar um website e envolvem, desde a criação de layout (design de interface), programação de interface (codificação html), construção de arquivos de estilo css (estilização de conteúdo) até programação de sistema e programação de interações client side (javascript).
Todo este processo de criação é extremamente estratégico e deve ser realizado por etapas. Devido à facilidade de acesso à internet nos dias atuais, cada vez mais os conteúdos estão ficando segmentados e, caso você queira estar em evidência, é exatamente esta tendência que você deve seguir.
Outro motivo pelo qual se ter um site é fundamental para manter um negócio em atividade é devido as inúmeras plataformas disponíveis, além disso, por meio de um smartphone ou um tablet, um cliente em potencial pode acessar uma loja virtual, por exemplo, e efetivar uma compra.
Pensando em auxiliar quem está pensando em desenvolver o seu próprio site ou contratar uma empresa que o faça, portanto confira em oito etapas o que envolve este processo:
1) Ouça o cliente e discuta o Briefing
Uma das etapas mais importantes para que um site seja bem feito é a comunicação que o precede antes de colocar a ideia efetivamente em execução. Por isso, é extremamente importante que fique claro entre quem vai criar o site e o cliente qual o objetivo por trás do site, qual a história da empresa, concorrentes, referências, e todo um conjunto de informações que devem estar completas para que o produto final seja eficiente quanto aos objetivos e transpareça a imagem da empresa.
Além disso, o briefing em si que é uma espécie de formulário onde o cliente preenche com as informações relevantes para a criação do seu site, também é essencial que haja uma conversa entre as partes. Muitas vezes grandes sacadas e ideias podem vir de uma conversa, por isso, é indispensável que a comunicação também seja feita ao vivo ou por telefone.
2) Público alvo
Caso você seja empresário ou simplesmente tenha a intenção de apenas divulgar uma ideia, em ambos os casos o site a ser desenvolvida precisa identificar qual será o público específico.
Atualmente não é comum as pessoas criarem um site pensando no mecanismo de busca e com isso a acessibilidade pode ficar comprometida e não receber visitas. Pense no publico alvo e utilize o site para conversar com ele. O emprego de textos e imagens em sua estrutura é imprescindível, ok?
3) Conheça seus concorrentes
Se você pretende ter sucesso, saber o que seus concorrentes já fizeram ou deixaram de fazer, dentro do nicho que deseja abordar, é praticamente uma obrigação e, caso você não faça essa ‘lição de casa’ será muito mais difícil conseguir criar conteúdo diferenciado e relevante para seu site.
Uma boa forma de pesquisar seus concorrentes é se cadastrar no Google Alerts e assinar a newsletter dele (caso ele possua uma).
4) Defina sua página
Site Institucional, Blog, portal, loja virtual, seja lá qual for a sua intenção este aspecto está diretamente relacionado com o seu público alvo, ou seja, quem você deseja alcançar e o que ele deseja. Apesar do site ser apenas uma das ferramentas do Marketing Digital ele é a porta de entrada que fará o contato do seu cliente com a sua marca.
5) Registre seu domínio
De forma simples e objetiva o domínio é o seu nome na Internet. Ele o identificará para sempre no mundo online. Caso sua marca já seja conhecida, seu domínio será a sua marca.
Caso sua marca ainda não seja conhecida, mas possua um nome pequeno com algo entre três ou quatro letras, você poderá criar um site que tenha como nome de domínio sua marca + seu principal produto.
Exemplos: RICKLOJAS.COM.BR e ABCPNEUS.COM.BR
Dica importante: seja criterioso na escolha e pense que sua empresa poderá crescer futuramente. Como isso é plenamente possível, procure criar um nome forte e abrangente que possibilite sua utilização no futuro.
6) Um bom serviço de hospedagem é fundamental
Embora muitas empresas ofereçam o serviço de hospedagem procure por uma empresa que ofereça um servidor seguro e com um plano abrangente. Esta decisão é importante principalmente caso seu site comece a receber muitos acessos diários além do que você havia previsto.
7) Produção do Site
É aqui efetivamente que tudo começa e para cada tipo de site é necessário produzir um conteúdo adequado para cada um deles!
- Site Institucional ou Blog: Criar Layout, Conteúdo, Formulário, Códigos de Conversão e Análise.
- Loja Virtual: Criar Layout e iniciar o cadastro dos produtos de sua loja virtual. Importante Códigos de Conversão e Análise.
- Portal: Nesse caso você precisará de uma equipe para construir os módulos que serão integrados no portal. Códigos de Conversão e Análise também são fundamentais.
8) Manutenção
A última, porém, não menos importante etapa de um site é a sua manutenção. Após a publicação do site é fundamental a realização da manutenção periódica do website, de modo a garantir que todos os seus recursos estejam funcionando perfeitamente, bem como todos os conteúdos e imagens sejam atualizados, sempre mantendo o foco no interesse do seu público alvo, e monitorando as tendências e mudanças do seu segmento e também da criação de sites.
Por fim, pensando em um site para sua empresa? Conheça a Tec4you, com um novo conceito em desenvolvimento de sites. Esqueça tudo o que você já viu em sites pré-moldados. Modelos institucionais para diferentes segmentos do mercado e modelo com buscador destinado ao turismo. Escolha o plano que melhor se adapta a você.
Portanto, entre em contato por meio do endereço https://www.tec4you.com.br/sites/ ou ainda pelo telefone: (11) 3529-0906.