Levantamento aponta crescimento de 25% em relação à edição do ano passado
A edição 2020 da Black Friday, realizada nos dias 26 e 27, fecharam com vendas totais de R$ 4,02 bilhões no e-commerce, de acordo com dados divulgados pela consultoria Ebit|Nielsen, especializada em análises do mercado varejista.
Segundo a companhia, esse número representa um crescimento de 25,1% em relação ao mesmo período do ano passado.
Além disso, o levantamento aponta que foram mais de seis milhões de pedidos gerados. Um aumento de 15,5% ante 2019, e um ticket médio de R$ 652, 8,3% maior do que o período anterior.
Por fim, apenas na sexta-feira, o faturamento ficou em R$ 3,1 bilhões (+24,8%), impulsionado por 4,6 milhões de pedidos (+15,7%) e um ticket médio de R$ 679 (+7,8%) –todas as comparações com o mesmo dia do ano passado.
“Esquentas” devem virar tendência nas próximas edições
A Ebit/Nielsen avaliou que a Black Friday 2020 mostrou um novo comportamento tanto do consumidor, quanto das empresas com ações de “esquenta” para o período de compras com descontos este ano.
Para se ter uma visão melhor deste cenário, entre os dias 19 e 27 de novembro, o faturamento foi de R$ 6 bilhões. 30,1% a mais que as vendas de 2019, quando o valor registrado foi de R$ 4,6 bilhões.
Nesses dias, incluindo o esquenta, foram gerados 10,63 milhões de pedidos, o que representa 20% a mais que no ano passado.
Ainda de acordo com avaliação realizada pela Ebit|Nielsen, vendas concentradas apenas em um ou dois dias faz o varejo perder dinamismo.
Isto ocorre pela necessidade de se mobilizar mais infraestrutura e funcionários em um período curto de tempo.
Black Friday durante o ano todo
Em um contexto de lojas físicas fechadas alidada ao isolamento social, o e-commerce registrou a sua maior alta histórica neste ano. Com picos de crescimento em datas sazonais, como Dia das Mães e Dia dos Namorados.
O mesmo se reflete nas buscas no Google. Em 2019, a semana da Black Friday foi o pico de buscas no Google para 72% dos macros categorias do varejo.
Entre os dias 26 de agosto e 22 de setembro, 19 das 29 categorias analisadas pelo Google já registraram um volume de buscas que supera a Black Friday do ano passado.
São três as tendências que explicam esse crescimento:
Outros produtos tradicionais do período de compras o que inclui eletroeletrônicos, eletrodomésticos e telefonia, estão num patamar de buscas acima do registrado antes da pandemia. Apesar de abaixo do pico da Black Friday deste ano;
Além disso, o segmento de móveis e decoração, que anualmente registrava o pico histórico de buscas no Google durante a Black Friday, estão num patamar acima – 22% e 51% respectivamente – do registrado na última edição;
Por fim, alimentos 40% e Bebidas 23%, que não registravam picos durante a Black Friday, hoje apontam em um patamar novo de buscas e também estão acima da edição 2019 da Black Friday;
Invista em e-commerce e fature na próxima edição da Black Friday
Para quem possui um negócio e ainda não conta com um e-commerce, os números registrados no levantamento produzido pela Ebit|Nielsen posterior a Black Friday deste ano, comprovam que o investimento é rentável.
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Fonte: Canaltech