Os sites responsivos são desenvolvidos de forma inteligente. Adaptados a qualquer tipo de resolução, sem qualquer tipo de distorção.
Primeiramente, um design responsivo identifica qual é a largura do dispositivo que vai acessá-lo. Além disso, conseguimos definir o quanto de espaço está disponível e como serão aproveitados de forma mais eficiente.
O site responsivo também consegue ajustar as dimensões das imagens, fontes e demais elementos de uma página para que eles não apresentem desproporcionalidade.
Por fim, com o mesmo layout, se ajusta a qualquer resolução de forma harmônica, oferecendo a mesma experiência de leitura, seja lá qual ele esteja acessando.
Portanto, confira 7 motivos para você usar este recurso em seu site agorinha mesmo!
1. Garantir uma melhor experiência ao usuário
Um usuário satisfeito com a sensação de ter passado por uma experiência positiva, as chances de ele converter em um produto ou serviço passam de 60%.
Por outro lado, quando um usuário acessa uma página via dispositivo móvel e não encontra o que precisa, é evidente que ele poderá desistir e buscar outro site.
Para obter bons resultados é importante proporcionar uma experiência agradável ao usuário que acesso o site via dispositivo móvel.
2. Crescimento contínuo no acesso via mobile
O uso do celular para acessar a internet cresce de forma contínua no Brasil. No Brasil os aparelhos são o principal meio de acesso.
De acordo com (PNAD Contínua TIC) 2018 – Tecnologia da Informação e Comunicação, divulgada em abril deste ano, pelo (IBGE), até o ano passado, três em cada quatro brasileiros tinham acesso à internet e, entre eles, o celular era o equipamento mais usado.
Essa tendência de crescimento também foi confirmada na pesquisa Digital 2020 Global Overview Report que apresentou que de todo o tráfego na internet global, 53,3% é feito por um celular inteligente.
Por fim, com estes números expressivos do uso dos chamados smartphones pelos usuários, contar com um site responsivo é fundamental, não é mesmo?
3. Ampliar a velocidade da página
Estudos apontam que o tempo de carregamento ideal para um site ou loja virtual deva ser de 3 segundos.
Quando alguém acessa um site ela tende a desistir do acesso se o mesmo demorar mais do que este tempo para carregar.
Carregada em um dispositivo móvel, isso se torna inviável na versão desktop.
A velocidade de carregamento, além de ser um fator de rankeamento para o Google, também prejudica o usuário.
Um site responsivo é mais leve e otimizado para os dispositivos móveis, e por isso, carrega mais rapidamente do que uma versão desktop.
4. Diminuir a taxa de rejeição
Quem não quer contar com a interação de um usuário quando este acessa um site, não é mesmo? Pois bem, contar com um site responsivo diminui a quantidade de usuários que acessam um site e saem sem interagirem com ele.
Uma vez que, se ele não for bem recepcionado logo de cara, a chance de ele fechar e partir para outro é muito grande.
Por mais que possa parecer algo banal, é extremamente importante estar sempre atento com a taxa de rejeição, uma vez que, se ela estiver elevada o Google como sendo um conteúdo irrelevante. Quando isso ocorre, são enormes as chances de sua página perder posições.
5. Ampliar as vendas
Como mencionado no segundo motivo, com o aumento no volume de acessos à internet via dispositivos mobile, o número de compras online realizadas por meio destes dispositivos também cresce.
Outro dado para comprar esta tese é que, pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas 86% dos consumidores do país conectados à internet efetuaram ao menos uma compra em 2019. Deste total, 67% utilizaram seus smartphones para efetivar a transação.
Além disso, os números sinalizam a tendência de que contar atualmente com um aplicativo ou um site responsivo para um e-commerce é uma forma de ampliar as vendas.
6. Mais compartilhamentos nas mídias sociais
Outro dado importante trazido pela pesquisa Digital 2020 Global Overview Report é de que país conta com 140 milhões de usuários ativos nas redes sociais o que representa 66% da população brasileira.
Este dado sinaliza a força das redes e como elas passaram a fazer parte do cotidiano dos brasileiros.
Além disso, com um site responsivo é mais fácil acessar as redes sociais pelos celulares e tablets.
Se você tiver uma experiência agradável de navegação com certeza irá compartilhar nas redes sociais.
Tenha apenas uma página responsiva, você terá uma experiência mais agradável acessando o link que será compartilhado via celular por outra pessoa.
7. Preparar-se para dispositivos futuros
Uma das melhores vantagens de um design responsivo é que ele é feito para diferentes resoluções e não para diferentes dispositivos. Isto quer dizer que, independente da resolução da tela do dispositivo que está acessando o conteúdo, seu layout se adaptará a ele.
Com isso abre a possibilidade de que novos dispositivos futuros possam surgir e lançados com resoluções diferentes.
Um layout responsivo deixa o site ideal para qualquer tipo de dispositivo, mesmo os que ainda estão por vir.
Além disso, em um contexto em que são várias as dicas e vantagens de se contar com um site responsivo. Portanto, você deve avaliar e levar em consideração os pontos mencionados.
Por fim, se você possui ou pretende contar com um site responsivo acesse www.tec4you.com.br/sites/ ou entre em contato no Whatsapp pelo (11) 95067-8051 e confira as soluções que temos à disposição!