A semana do consumidor ocorre em 2022 de 14 a 20 de março.
E já se consolidou como uma das melhores oportunidades para se incrementar as vendas no e-commerce.
Prova disso é que, no ano passado, o faturamento do comércio eletrônico no Dia do Consumidor – que ocorre no próximo dia 15 – superou as vendas da Black Friday – R$ 6,3 bilhões contra R$ 5,41 bilhões.
Para atingir resultados satisfatórios, entretanto, é imprescindível realizar um bom planejamento das ações que devem ser executadas durante este período.
São várias as estratégias para se vender mais, e isso vai desde oferecer descontos, frete grátis, entrega rápida, atendimento impecável, entre outras.
Outro movimento que vem se tornando muito utilizado é o chamado customer review.
Que oferece a oportunidade do consumidor compartilhar sua experiência com o produto ou serviço.
Além desta ser uma forma de se ter um feedback rápido, avaliações como estas podem ser úteis na tomada de decisões!
Já que são capazes de impactar ainda mais na forma como você vende o seu serviço ou produto.
Para quem gostaria de saber como preparar seu e-commerce para aproveitar o Dia do Consumidor, confira nossas dicas!
1. Entenda o que o consumidor deseja
Para satisfazer um cliente, o primeiro passo é saber o que ele quer, e aí organizar o seu e-commerce para que ele seja melhor atendido.
Uma forma de se fazer isso é por meio de uma pesquisa de mercado no segmento em que você atua para que assim, seja possível compreender quais são os anseios do consumidor.
Analise as preferências de consumo, o histórico de compras e outras informações que possam te auxiliar neste processo e que possa fazer com que o cliente tem interesse nos seus produtos.
Quanto mais dados você coletar, maiores são as chances de você acertar na definição das ações estratégicas, campanhas e divulgação que você utilizar.
2. Atraia o consumidor com promoções e ofertas
Agora que você já analisou os dados necessários para entender os padrões de consumo do seu público, é hora de pensar em ações atrativas para ele.
Algumas destas ações podem ser: promoções e descontos; oferta relâmpago; frete grátis; cashback; além de condições diferenciadas de pagamento.
3. Seja preciso ao definir as suas ações
Depois de decidir quais formas o consumidor será agraciado durante a Semana do Consumidor, a próxima dica é planejar a divulgação visando o público que você quer atingir.
Aqui se faz, então, um bom plano de marketing.
Além de campanhas de e-mail marketing e SMS marketing, destine um tempo para se concentrar em ações nas redes sociais como o Facebook, Instagram e o Tik Tok.
4. Disponibilize mais de uma forma de atendimento
Para atender o consumidor cada vez mais exigente e conseguir satisfazer os mais variados tipos de consumidor, é importante oferecer o modelo omnichannel de vendas.
Ao contar com um atendimento multicanal você consegue proporcionar mais conforto ao cliente, tanto em relação à logística, quanto à comunicação com a empresa.
É importantíssimo promover uma integração entre a sua loja física e a digital, de modo que os consumidores se sintam à vontade para adquirir seus produtos e se comunicar com facilidade e comodidade.
Não descuide também da loja virtual mobile-friendly. Sem dúvidas, ela também pode impactar nas suas vendas, já que, hoje em dia, muitas pessoas optam pela praticidade do celular na hora da compra.
No que diz respeito à logística, pense na possibilidade de utilizar o modelo D2C em harmonia com a sua loja física. Desta forma, é possível atender a perfis variados de consumidores interessados naquilo que você vende.
5. Aproveite o momento para fidelizar o cliente por meio de uma ótima experiência
Falando em experiência do cliente, o dia e a semana do consumidor, são ótimas oportunidades para deixar a melhor impressão possível e, não basta ter promoções, ofertas e frete grátis.
Se você realmente quer conquistar o cliente ofereça um atendimento de qualidade com excelência em todas as etapas do processo.
Desta forma, a dica é se utilizar de promoções com propagandas honestas; respeitar os prazos de entrega; facilidades na hora da troca ou em caso de devolução de produtos; além de um pós-venda eficiente realizado por uma equipe qualificada.
Diante das novas leis em vigência de proteção de dados dos consumidores, não deixe de dar a devida atenção a este aspecto.
Se o seu comércio ainda não conta com um e-commerce conheça as soluções da Tec4you
A cada ano o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo? Além disso, ocasiões específicas como a Semana do Consumidor é uma ótima oportunidade de ampliar as vendas.
Por estar em constante evolução, principalmente por possibilitar aos consumidores adquirir bens e serviços de qualquer canto do mundo, ele também surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional.
Além de ser responsável direto no impulsionamento das vendas e alcançar praticamente todos os tipos de público, ainda é considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços.
Para quem hoje precisa de uma plataforma, seja ela simples ou melhor elaborada, a Tec4you desponta no mercado com ótimas soluções para que sua empresa atraia, aumente, fidelize e melhore o relacionamento com os clientes.
Se é de um e-commerce que você precisa acesse https://servicos.tec4you.com.br/tenha-sua-loja-virtual-com-a-tec4you/ ou entre em contato no WhatsApp pelo (11) 95067-8051!