É fácil afirmarmos que, atualmente, o mundo passou a ser permeado pelas redes sociais uma vez que, é por meio delas que as pessoas se informam, compartilham seus momentos com familiares e amigos, debatem uma infinidade de assuntos, e acompanham as novidades dentro do mercado que lhes interessa.
Por estes motivos, fazer marketing utilizando as redes sociais é imprescindível, principalmente pelas empresas que tenham como pretensão estabelecer algum elo de comunicação e relacionamento com o seu público.
Atualmente, as principais plataformas utilizadas tem sido o Facebook, o Instagram, o LinkedIn e, mais recentemente, o Tik Tok.
Embora cada rede social tenha suas características, propósitos e particularidades, é indiscutível que todas elas oferecem várias possibilidades de atuação para as marcas.
Ou seja, é importante que as empresas que pretendam utilizar as redes socias conheçam muito bem cada uma delas e também estruturem um planejamento de marketing que consiga se alinhar com os seus objetivos.
Confira as vantagens de se investir nas redes sociais:
- Aumento da visibilidade da empresa;
- Maior autoridade para a marca;
- Construção de relacionamentos com os consumidores;
- Redução de custos com um aumento em alcance;
- Otimização do tempo de prospecção;
- Geração de leads mais ativos e qualificados;
- Aumento considerável nas vendas;
- Maior relevância da marca e dos produtos e serviços;
- Fortalecimento da marca;
Quais as melhores práticas do marketing nas redes sociais
Conhecer boas práticas de marketing nas redes sociais é algo que pode ajudar a empresa a alcançar resultados significativos. Como os resultados não são imediatos é preciso se dedicar a ele forma frequente e consistentes.
Saiba quem é o seu público
O primeiro passo é definir qual é o público que você pretende alcançar!
Mesmo que a sua empresa esteja apenas em busca de outras para uma parceria, procure identificar quem são os principais responsáveis pelas decisões da companhia.
Como ele será o seu canal de comunicação e, portanto, as tratativas devem ser direcionadas a ele.
Conheça as suas necessidades, como seus produtos ou serviços vão ajudá-lo a solucionar e descubra como chegar aos responsáveis.
Não se restrinja apenas aos produtos e serviços
Uma vantagem do marketing nas redes sociais é que ele proporciona estabelecer e manter um relacionamento com a sua audiência.
Para construir isso, entretanto, é necessário investir em conteúdo qualificado que vá além de publicações sobre produtos e serviços.
Uma dica importante é que 80% dos conteúdos sejam informativos, enquanto os outros 20% tenham como objetivo vender.
Então, defina um calendário editorial! Isso vai ajudar na sua organização, planejamento e distribuição adequada das publicações.
Evite linguagem complicada; seja simples e direto
A princípio, se a sua empresa conta com um blog, utilize-o para publicar conteúdos maiores e mais detalhados. Dependendo do assunto, se aprofunde nos conceitos e ofereça um material mais completo.
Assim, já no caso das redes sociais a linha deve ser outra. Nelas, o ideal é que a linguagem seja a mais direta e simples possível.
Isto é o recomendável uma vez que na maioria das vezes, o público está em busca de conteúdos mais rápidos e fáceis de serem absorvidos.
Fique atento aos relatórios
Uma vantagem das redes sociais é que elas disponibilizam um painel repleto de informações valiosas sobre o desempenho de tudo o que é publicado.
Entre elas, estão o alcance, o engajamento e a quantidade de seguidores.
Acompanhar os dados é necessário para que a empresa saiba se a estratégia que foi adotada.
Está surtindo o efeito desejado ou se ainda é preciso fazer adequações pontuais em alguns aspectos.
Vale ainda destacar que, além destas informações disponíveis existem soluções voltadas para estas análises que são ainda mais completas e que fornecem ótimos insights.
São importantes aliadas de uma boa gestão nas redes sociais!
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