Imaginar que em pleno século XXI muitas lojas físicas ainda estão fora do universo digital e do mercado que envolve o e-commerce parece estranho, não é mesmo?
O hábito de se comprar praticamente de tudo de forma online se tornou tão recorrente no ano passado. Além disso, é fácil afirmar que a pandemia da Covid-19 fez este mecanismo ter um boom no mundo todo.
A facilidade oferecida pela compra digital parece, cada vez mais, fazer sentido. Já que, com o distanciamento social, receber em casa é muito mais prático.
Apesar da vacinação ter iniciado em praticamente todos os países e já vivenciarmos a flexibilização das medidas restritivas; incríveis 95% dos brasileiros ainda pretendem comprar online, segundo pesquisa do Ebit|Nielsen.
Outro dado obtido pelo levantamento é de que o e-commerce brasileiro tem uma estimativa de crescimento de 26% em 2021. Impulsionado pelo aumento o número de consumidores, consolidação de lojas virtuais locais, fortalecimento de marketplaces. Além disso, o aumento na eficiência logística.
Quais categorias deverão ter destaque este ano?
De acordo com o Panorama do Comércio Móvel no Brasil, realizado pelo Mobile Time e Opinion Box; em 2020, Refeições (49%), Roupas (43%), Alimentos (42%), Eletrônicos (33%) e Remédios (30%); foram os segmentos que mais movimentaram o e-commerce.
Se seguirmos estes números, a tendência é de que os produtos de consumo mais rápido devem contar com um boom. Principalmente o alimentício, especialmente os supermercados.
O crescimento do delivery gerado pela pandemia registrou, apesar de pequeno, um aumento na participação dos mercados no e-commerce; saltando de 4% para 7%, segundo o Ebit|Nielsen. Por outro lado, o crescimento no varejo de autosserviços disparou: 96%.
Tendências para 2021 no e-commerce
Para quem já conta com um e-commerce e tem a intenção de aumentar o faturamento e oferecer a melhor experiência para o consumidor; confira três tendências que podem dar bons resultados em 2021.
Mais detalhes sobre o frete
Todo consumidor gosta e tem o direito de saber por quanto está adquirindo o produto. E claro, qual o custo para ele ser entregue em suas mãos.
Por isso, organizar o site para que o cálculo do frete apareça no momento certo é de extrema importância. Nem tão cedo quanto na primeira página, nem tão tarde quando já estiver concluindo a compra.
O ideal é disponibilizar o cálculo do frete na segunda ou na terceira tela de compra. Inclusive antes mesmo do cadastro ou do nome.
Clubes de assinatura e pagamentos recorrentes
Segundo levantamento da Betalabs, o mercado de clubes de assinaturas – que em 2019 movimentou cerca de R$ 1 bilhão – cresceu 12% no ano passado.
Hoje, são quase 4 mil negócios no Brasil, ante 300 empresas que atuavam no país lá em 2015.
E junto com os clubes de assinatura, a modalidade de pagamentos recorrentes também já se tornou uma tendência. Não apenas na questão envolvendo a cobrança automática no cartão de crédito.
Neste modelo de negócios, entram também os métodos de pagamento tradicionais, o que inclui o boleto bancário, além do cartão de débito, muito utilizados pelos consumidores brasileiros no e-commerce.
Outros métodos de pagamento
Ainda sobre os pagamentos, é importante mencionar a necessidade de se disponibilizar para o cliente outras opções de formas de pagamento no e-commerce.
O Pix – lançado no Brasil em novembro do ano passado –, já se popularizou no e-commerce fazendo com que houvesse um aumento na adesão das carteiras digitais no comércio digital.
No entanto, o tradicional boleto não vai deixar de existir tão cedo já que este, que é o segundo método de pagamento mais utilizado no país quando o assunto é e-commerce deverá seguir por um bom tempo.
Tec4you tem a solução perfeita para o seu e-commerce
A cada ano o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo?
Por estar em constante evolução, principalmente por possibilitar aos consumidores adquirirem bens e serviços de qualquer canto do mundo, ele também surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional.
Além de ser responsável direto no impulsionamento das vendas e alcançar praticamente todos os tipos de público, ainda é considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços.
Para quem hoje precisa de uma plataforma, seja ela simples ou melhor elaborada, a Tec4you desponta no mercado com ótimas soluções para que sua empresa atraia, aumente, fidelize e melhore o relacionamento com os clientes.
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