Sem dúvida, o comércio eletrônico é uma boa opção para quem está em busca de um novo trabalho.
Além disso, é um dos melhores recursos para ampliar as vendas de quem está começando.
Um e-commerce funciona como uma loja virtual, possibilitando um grande leque de oportunidades e nichos de atuação. Além disso, uma demonstração de seu sucesso pode ser comprovado por meio de números.
Relatório Webshoppers, realizado pela Ebit | Nielsen em parceria com o Bexs Banco, apontou recorde batido pelo comércio eletrônico no primeiro semestre de 2021 no Brasil.
Por aqui, por exemplo, o e-commerce chegou à marca de R$ 53,4 bilhões, atingindo crescimento de 31% em relação ao mesmo período no ano passado.
Mesmo diante de um cenário cada vez mais promissor, contar com uma loja virtual exige investimento de tempo e recursos, para que seja lucrativa e sustentável.
Para quem hoje já conta com ou pretende ter um e-commerce confira sete passos e alcance o sucesso:
1) Experiência do cliente – desenhe a jornada, fale com o cliente, realize pesquisas e se informe sobre a concorrência. Evite sobretudo, copiar tudo o que eles estão fazendo tentando buscar algum diferencial para o seu negócio.
2) Pagamentos – analise melhor o custo por transação, parcelamento e antecipação. Busque alternativas que sejam melhores para o cliente. Além disso, compare na prática e não deixe de contar com backup.
3) Logística – como o cliente pode ser um vizinho ou estar do outro lado do mundo, uma boa estratégia é começar pela sua cidade.
Se for possível, disponibilize frete grátis para eliminar o maior gargalo do e-commerce no Brasil ou para compras acima de um determinado valor, além de promoções.
Não deixe de contar com uma política de troca ou devolução bem definida.
4) Design – mantenha a identidade da sua empresa ou negócio. Pense nas plataformas mais acessadas. Vale destacar que o mobile já representa 75% de tráfego e 65% de conversão.
5) Produtos – se o catálogo for extenso, inicie com os itens mais vendidos e procurados pelos clientes. Invista em imagens de excelente qualidade, fotos com fundo branco, perspetiva e detalhes.
Utilize descrições criativas, completas e exclusivas.
6) Equipes e rotina – descreva os principais pilares da sua operação de e-commerce e as pessoas que o gerenciam.
Estabeleça uma rotina, descreva a lista de tarefas e defina os responsáveis por cada área, além das métricas atreladas as mesmas.
7) Test-drive – compartilhe com amigos, colegas e conhecidos solicitando a eles um feedback ou veja eles navegando no seu e-commerce, sem dar opinião.
Inicie com campanhas pequenas e acrescente, se possível, em seu atendimento a opção de contato rápido via Whatsapp.
Tec4you pode ter a opção de e-commerce ideal para sua empresa ou negócio
Os números apresentados pela pesquisa reforçam, uma uma vez, a importância de se fazer este investimento para ampliar os negócios com as vendas no mundo digital.
Se o e-commerce seguir a tendência – o que é o mais provável – deverá continuar em expansão, principalmente por ser um mercado amplo, que traz comodidade, preços mais competitivos e praticidade para o consumidor.
Para quem hoje possui uma empresa ou negócio, mas ainda não dispõe de um e-commerce a hora de se contar com essa importante ferramenta de vendas é agora!
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Fonte: Agência SEBRAE