A pesquisa de mercado é uma ferramenta essencial do marketing, que consiste na aplicação de questionário ou formulário para a coleta de opinião dos consumidores.
Desta forma, o gestor responsável consegue obter dados da quantidade e da qualidade, para embasar as suas decisões.
Contudo, por meio das pesquisas quantitativas, a empresa obtém dados estatísticos visando encontrar as respostas que procura.
Já nas qualitativas são gerados padrões e insumos sobre o perfil dos clientes e suas intenções de compra.
Atualmente, a pesquisa de mercado está cada vez mais acessível para micro e pequenas empresas.
Analisando o perfil do público-alvo, além de pesquisar sobre a concorrência também.
Vale ainda destacara que, a pesquisa de mercado é a forma mais confiável de obter dados concretos e informações estratégicas sobre a forma de se atuar.
Se todos os empreendedores fizessem pesquisas antes de tomar decisões, a taxa de sucesso dos negócios seria muito maior.
Portanto, por este motivo, toda vez que existir dúvida sobre um fator de mercado que será decisivo para o seu planejamento estratégico, a recomendação é realizar uma pesquisa desse tipo.
Confira alguns dos principais tipos de pesquisa de mercado
Hábitos de consumo
Sobretudo, o comportamento e os hábitos dos consumidores é uma das pesquisas mais comuns quando o assunto é pesquisa de varejo.
Por meio dela é possível captar como o consumidor costuma agir e quais passos segue para concluir uma compra.
Pesquisa de satisfação
Como o nome já faz menção, aqui está em evidência compreender se os clientes estão satisfeitos com a marca.
Reconhecimento de marca
Quem hoje possui uma marca tem como uma de suas metas saber o quão impactante ela consegue ser no mercado.
Todavia, desta pesquisa é possível aferir o nível de reconhecimento dela no mercado, bem como analisar se as estratégias de comunicação estão sendo assertivas.
Concentração de pessoas
Por meio desta pesquisa é possível analisar o número de indivíduos que residem em uma mesma localidade ou região.
Além disso, pode ainda captar a quantidade de clientes que passa por um determinado lugar da cidade ou a densidade de pessoas em certas regiões.
Perfil do público-alvo
A princípio, para tentar entender o tipo de público que compra de uma determinada marca a pesquisa de perfil do público-alvo é uma das mais relevantes.
Esta pesquisa é realizada com o intuito de compreender melhor o perfil, melhorando a comunicação.
Contudo, este levantamento pode abranger aspectos socioeconômicos e comportamentais.
Então, quanto maior o escopo, mais insights serão produzidos para otimizar as ações.
Análise de necessidades
Por fim, a análise de necessidades visa compreender o que o consumidor está precisando e tenta identificar a parcela de mercado que esteja em busca de inovações, além de oportunidades para expansão.
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