Entenda o que é marketing de experiência, como funciona e como utilizá-lo para fidelizar clientes!
Marketing de experiência é uma prática que tem basicamente como principal objetivo utilizar a emoção para tentar atrair e gerar a fidelização do cliente.
Ou seja, ele busca fazer com que os estímulos sejam sempre positivos de modo que o usuário crie uma conexão genuína com uma determinada empresa ou negócio.
De acordo com sua metodologia, todo o processo de contato com a marca precisa ser trabalhado, de modo que ele ofereça uma experiência única e memorável para cada consumidor em potencial.
Assim como a Disney, o Starbucks e o Outback, por exemplo, sua empresa também precisa pensar na imagem que está passando para o cliente.
A ideia, então, é criar diferenciais em seu negócio que tornem a experiência de compra um processo ainda mais interessante de modo que, ao procurar um nicho de mercado desta marca, ela seja lembrada como a primeira opção.
Como funciona o marketing de experiência?
O marketing de experiência funciona de um jeito lógico e simples: a empresa avalia o que as pessoas fazem dentro dos pontos de venda e como se relacionam com os produtos.
O próximo passo, é pensar nas formas de melhorar esta experiência, tirando os pontos negativos e valorizando os positivos. O foco, então, é identificar e trabalhar com as sensações, emoções e sentidos da clientela.
Como usar o marketing de experiência no seu negócio?
Inove
Para quem quer oferecer uma experiência de marketing positiva é preciso estudar o mercado e investir em soluções inovadoras. Esta estratégia pode, sem dúvida, ser um diferencial competitivo diante da concorrência cada vez maior.
Esteja sempre ‘ligado’ às novidades e tendências de marketing, promova a capacitação da sua equipe para que ela saiba as técnicas que mais convergem em vendas e busque realizar ações memoráveis e únicas para reforçar ainda mais a presença da sua marca.
Faça uso da tecnologia
Existem diversas ferramentas e recursos disponíveis no mercado para melhorar os processos, potencializar resultados e dar mais visibilidade às ações de marketing.
Por isso, explore plataformas de relacionamentos, ofereça mais de um canal de atendimento como chat online, tenha um sistema CRM e uma ferramenta de automação de marketing.
Inicie o processo dentro da empresa
Para que você conquista a confiança do cliente tanto na sua marca quanto nos produtos que você comercializa é preciso que os seus colaboradores também confiem.
Faça com que a sua equipe abrace as ideias, participe da criação e ajude a colocar toda estratégia no ar. Invista em diferentes canais de venda, novos formatos de mídia e faça o customer experience funcionar.
Diversifique seus pontos de venda
Se você já conta com uma loja física, é chegado o momento de contar também com uma loja virtual que proporcione uma experiência de compra omnichannel para os consumidores.
Estar presente em eventos, palestras e até mesmo criar pontos de vendas móveis podem ser soluções alternativas e inovadoras para se chegar ao seu público-alvo.