O ano passado representou um grande desafio para lojistas de e-commerce na pandemia, o que incluiu nós brasileiros.
A primeira vista, a pandemia pegou todos de surpresa, e, enquanto muitos negócios não conseguiram sobreviver,
aqueles que tiveram sucesso, colocaram diversas ideias em prática, principalmente digitais.
Destas ideias, três estratégias tiveram mais sucesso e destaque no e-commerce.
Segundo pesquisa realizada pela Mundipagg, em parceria com o E-commerce Brasil.
Empresas que antes da pandemia, já vendiam de forma online, tiveram um grande aumento de suas vendas nesse período.
Esse sucesso se deu, principalmente, não apenas a possibilidade de os clientes comprarem de qualquer lugar do mundo, mas principalmente as vantagens oferecidas pelos comerciantes para se efetivar a venda.
As estratégias, além de incentivar os consumidores a gastarem mais, também fez com que muitos lojistas se sobressaíssem diante da concorrência cada vez mais acirrada.
Segundo a pesquisa, as três estratégias que mais favoreceram os donos de e-commerce durante a pandemia foram:
- Cupons de desconto
- Oferta de frete grátis
- Lançamento de novos produtos.
Cupons de desconto
Com tantas pessoas comprando apenas utilizando os meios digitais, oferecer cupons de desconto se tornou primordialmente um atrativo e tanto.
Esta tática de venda também pode servir como ótimo incentivador!
Assim, os clientes em potencial, podem comprar mais no seu e-commerce.
Muitos lojistas oferecem o cupom de forma progressiva, ou seja, quanto mais o cliente gasta, maior é o desconto disponível.
Utilizar cupons também pode ser uma estratégia para desencalhar produtos que tem uma rotatividade menor.
Aplicando o cupom apenas em uma lista de produtos específicos.
A estratégia, tem como objetivo, nessa caso, fazer com que os clientes ‘comprem por impulso’, já que por estar com valor menor, podem acabar comprando, mesmo não precisando tanto do item naquele momento.
Essa estratégia é muito indicada também por ajudar a alimentar e aumentar a base de possíveis clientes.
Para isso, o cupom como é oferecido para o consumidor que nunca fez uma compra no e-commerce.
Em troca, ele só precisa informar nome e e-mail.
Desta forma, o lojista consegue desenvolver uma estratégia de e-mail marketing, incentivando este cliente a conhecer as novidades do negócio.
Oferta de frete grátis
A pesquisa é resultado de entrevista com lojistas de e-commerce.
Para 40% deles, a estratégia que rendeu melhor resultado durante a pandemia foi a oferta de frete grátis.
Para ser implantada nos negócios, esta estratégia exige muito planejamento, tanto logístico quanto financeiro.
Além disso, é necessário contar com boas parcerias, não apenas com os correios.
Como por exemplo, com transportadoras que consigam oferecer bons descontos para o negócio.
É evidente que o lojista não consegue arcar com esse valor integralmente sozinho sem a combinação de outras estratégias.
Sendo assim, é necessário que haja algum tipo de compensação por parte do comprador para que o benefício tenha lógica.
O mais comum, é que o cliente só tenha direito ao frete grátis após efetuar uma compra que atinja um determinado valor mínimo.
Com isso, o lojista incentiva uma compra maior, diminuindo o possível prejuízo que poderia ter caso não houvesse essa exigência.
Lançamento de novos produtos
A terceira estratégia mais utilizada foi o lançamento de novos produtos.
Com as pessoas saindo cada vez menos de casa, os negócios tiveram, antes de tudo, que se reinventar e se
adaptar a esta nova realidade.
Foi preciso, acompanhar as novas necessidades, para saber quais itens os consumidores tem agora, uma necessidade maior.
Como por exemplo, as lojas online de eletrônicos, que passaram a colocar na primeira página, produtos como webcams e headsets, que facilitam a comunicação a distância.
Já os produtos para animais de estimação lançaram diversos produtos com foco em melhorar o convívio entre pets e seus donos que se viram obrigados a ficar mais tempo em casa.
A adaptação e a criatividade é, sem dúvida, essencial em tempos de pandemia.
Segundo os entrevistados, estes realmente tiveram assim, resultados positivos durante a maior crise dos últimos 100 anos.
Fonte: E-commerce Brasil
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