Como ter um marketing digital de sucesso?

Como ter um marketing digital de sucesso?

Saiba também quais os erros mais comuns que podem prejudicar este processo e evite-os

Quem começa a trabalhar como marketing digital, com certeza se questiona qual a melhor forma de estruturar um plano antes de qualquer outra ação de divulgação online, não é mesmo?

A verdade é que a maioria das pessoas se aventuram no marketing digital sem ter ou estruturar qualquer tipo de planejamento. Logo, os resultados diante deste cenário podem ser outro que não catastróficos.

Desta forma, a palavra-chave quando o assunto é marketing digital é justamente o planejamento que vai definir os objetivos, as metas e o melhor tipo de cronograma.

Como a elaboração de um bom processo de marketing digital parece tedioso e um tanto quanto teórico, muita gente acaba ignorando esta etapa ou a relega a um segundo plano.

Para auxiliar na elaboração de um planejamento estratégico de marketing digital bem interessante, confira um passo a passo contendo os principais pontos que você deve incluir no seu planejamento. Portanto, confira essas dicas!

1 – Defina um planejamento ideal

Sem dúvida, esta é a base e tarefa fundamental para quem deseja ter sucesso por meio do marketing digital.

Planejar as formas, tipos de ferramentas e quais as estratégias vão ajudar a tirar o máximo proveito da comunicação com o uso da internet.

Desta maneira você conseguirá inserir sua marca no mundo digital da melhor forma possível e como se deve.

Com um plano de marketing digital é possível entender todas as etapas do processo de planejamento, visando atingir seus objetivos e obter retorno da presença de sua empresa na internet.

2 – Não economize na hora de contratar os profissionais

Para uma empresa atingir o máximo de lucratividade e atuar na internet de maneira satisfatória, é primordial se cercar de profissionais capacitadas e qualificados.

O importante é focar no negócio para que ele continue ativo de modo que o planejamento seja assertivo, certeiro.

Com certeza, estes profissionais serão seu principal apoio no mundo online, e, muito provavelmente lhe proporcionará grandes oportunidades de atenderem às suas necessidades.

3 – Conte com um blog

Se uma empresa pretende realmente ter sucesso, contar com um blog é algo extremamente importante.

Como a página funciona de um site como a sede virtual de uma empresa é, por meio dela, que todas as informações relevantes sobre uma determinada marca são apresentadas.

Um blog também é um canal de comunicação direto com o seu público-alvo e isso torna todo visitante um cliente em potencial isso sem falar que caso ele seja otimizado e bem divulgado se torna uma estratégia de marketing digital excepcional.

4 – Esteja sempre atualizado e bem informado

Não é de hoje que vivemos em na era da informação, não é mesmo? Logo, para quem deseja ser bem-sucedido com marketing digital como instrumento de crescimento e desenvolvimento, precisa estar atento às mudanças rápidas do universo online.

Pensando neste aspecto é de máxima importância estar ligado às novas tendências de marketing digital. Este pode ser o diferencial que permitirá que você esteja um passo à frente da concorrência.

Embora já tenhamos mencionado a questão profissional no tópico anterior, contar com um suporte e com o acompanhamento de especialistas é muito importante. Isto porque eles lhe manterão sempre em dia com o ambiente virtual.

Depois de sugerir em quatro passos uma fórmula que pode embasá-lo na busca de um marketing digital de sucesso, que tal conhecer também quatro passos que podem arruinar esta estratégia? Confira!

1. Deixar de dar a devida importância ao público-alvo

Para que qualquer ação de marketing seja exitosa, é preciso pensar em quem lhe trará sucesso: o público-alvo!

Quando se ignora este detalhe, são grandes as possibilidades de que a mensagem não chegue até as pessoas com o impacto necessário.

Uma falha muito comum é acreditar que o perfil dos consumidores não é variado e esse é justamente o primeiro sinal de que o planejamento, ou está sendo feito de qualquer jeito ou ele simplesmente não existe.

É preciso definir sempre o perfil do consumidor que se busca, pois é com ele que a sua empresa deverá falar, mesmo que existam outros consumidores com perfis diferentes.

Uma comunicação eficiente com um tipo de consumidor considerado ideal permite à empresa conquistar pessoas que eventualmente possam ser fidelizadas, logo, melhores resultados poderão surgir.

2. Explore suas opções com mais de um caminho

No mundo dos negócios quem nunca ouviu a expressão: “Diversifique a sua carteira”. Se analisarmos de forma clara isto quer dizer que para quem investe todo o seu dinheiro em único lugar, fica vulnerável a crises e pode amargar prejuízos, não é mesmo?

Pensando nesta expressão, no marketing digital é praticamente a mesma coisa. De nada adianta você trabalhar somente com redes sociais como o Facebook – apesar dela ser a mais popular – se não utilizar do mesmo expediente com as demais.

Apesar de cada rede ter características próprias e ‘abraçarem’ um público específico, isto não impede que você pense nas demais plataformas para então criar conteúdo voltado para os benefícios que cada uma delas podem proporcionar.

O segredo neste tópico é planejar o conteúdo que vai ser publicado, entender o que cada canal tem para oferecer. E então, criar ações em função do objetivo da campanha.

3. Não estabelecer – e respeitar – os critérios na frequência das postagens

Pense na seguinte situação: depois de conhecer o perfil do público-alvo, identificar um conteúdo que pode agradá-lo e resolver divulgá-lo no Instagram, no dia seguinte percebe que o retorno não foi satisfatório. Pergunta: o que aconteceu?

Um dos equívocos mais recorrentes é desconsiderar a importância da frequência dentro de uma estratégia e, mais ainda, dispor de muitos conteúdos irrelevantes em suas páginas.

Fato é que diante de tanta informação, o consumidor pode perder o interesse e simplesmente ignorar o seu conteúdo ou pior ainda, deixar de seguir a página.

A recomendação aqui é procurar organizar a comunicação de maneira inteligente, além de evitar misturar assuntos diferentes. Quando você tiver uma boa ideia, experimente separá-la em diferentes posts ao longo do dia em vez de concentrar numa única atualização.

4. Não fazer a medição dos resultados

Quem se baseia em ‘achismo’, no mundo do marketing digital, as chances de fracasso são enormes. Isso porque a mensuração é um dos grandes diferenciais que a internet oferece em relação ao ambiente off-line.

Desta forma, existem métricas que possibilitam acompanhar de forma mais eficaz cada ação desenvolvida em ambiente online. Seja por meio das redes sociais, blogs ou e-mails.

Pensando nisso, é uma grande falha deixar de investir em:

  • O cálculo do retorno sobre o investimento, também conhecido como ROI
  • Os custos de aquisição de clientes;
  • As taxas de conversão e de rejeição;
  • Entre outras métricas.

Sem estas medições, fica inviável para o empreendedor avaliar se a campanha está seguindo ou não no rumo certo.

Por fim, como a elaboração de um plano de marketing digital é um assunto impossível de se resumir em um único artigo. Por mais detalhado que ele possa ser, a ideia aqui foi dar um norte para quem pretende ter sucesso na área. Boa sorte!

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