Contar com boas estratégias para recuperar carrinhos abandonados em um e-commerce podem reverter em aumento de vendas, no entanto, as vantagens podem ir além.
Afinal de contas, encontrar formas de estimular o consumidor a seguir com a compra, também significa que a empresa tem interesse naquele cliente em potencial.
No atual cenário do comércio eletrônico, com o aumento da concorrência, e, consequentemente, na disputa pela atenção do público, é imprescindível que as operações sejam mais assertivas na hora de abordar o cliente.
Dispor de ações efetivas para reduzir as taxas de abandono do carrinho resulta, portanto, num esforço que influencia também a retenção da base de consumidores.
Quer saber como diminuir o abandono de carrinho no e-commerce? Confira!
1. Torne o cadastro mais fácil
Um erro muito comum é solicitar ao consumidor a realização de um cadastro longo e entediante, exigindo informações que o usuário não sabe.
Ao se deparar com situações como esta, muitos clientes desistem do processo e, portanto, abandona o carrinho sem finalizar a compra.
Para evitar que isso ocorra, a dica é para que o formulário de cadastramento seja o mais objetivo e intuitivo possível.
Focando tão somente nos dados realmente necessários para que o pedido possa ser processado.
Nesse contexto, transmita ainda mais segurança para o consumidor ao dar atenção extra aos dados bancários.
Expondo os certificados você assegura a confiabilidade do seu site.
Ações como esta são extremamente importantes para deixar os consumidores mais tranquilos quanto à segurança das informações.
2. Ofereça a opção de cadastro por meio do login social
Muitas vezes, o cadastro para se realizar uma compra pode desmotivar o cliente. Desta forma, para simplificar este processo, uma boa alternativa é disponibilizar a opção do login social.
Ao fornecer esta alternativa, o preenchimento dos dados se torna mais ágil, pois reduz o tempo e o esforço necessários para ser concluído.
Por mais que isso não pareça um fator decisivo na hora da venda, o fato é que o internauta geralmente é impaciente e, ao contar com esta forma de cadastro o abandono do carrinho pode ser menor.
3. Foque em um ambiente responsivo
Para quem hoje conta com um e-commerce, dispor de um site responsivo é fundamental.
Com um número cada vez maior de compras sendo realizadas por computadores, tablets e, principalmente, smartphones, se você não contar com um ambiente 100% responsivo, o cliente terá problemas de navegação.
Por outro lado, se o consumidor chegar no checkout e perceber que há uma desorganização da sua página na tela do aparelho, a chance dele finalizar o pedido será mínima.
4. Mantenha visível o resumo do pedido durante a compra
Por mais que possa parecer algo simples, procure oferecer ao cliente, durante o processo de compra, os valores relacionados aos itens que foram selecionados.
Caso você tenha o hábito de concluir a compra sem antes visualizar o resumo da compra, fique sabendo que grande parte dos consumidores não agem desta forma.
Esse cuidado é indispensável porque é a partir dele que o usuário terá as informações de entrega, valor unitário, custo com o frete e descontos, por exemplo.
Por fim, lembre-se sempre que a taxa de abandono de carrinho está diretamente relacionada com o sucesso ou o fracasso do seu negócio. Quanto melhores forem as estratégias para diminuir a desistência, maior será a venda do seu e-commerce.
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A cada ano o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo?
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