Para quem hoje tem um site, o Certificado SSL (Secure Sockets Layer), é uma segurança digital que permite a comunicação criptografada entre um domínio de site e um navegador.
Seu objetivo é tornar mais segura a transmissão de informações sensíveis como dados pessoais, de pagamento ou de login.
Esta certificação também é uma alternativa à transferência de dados em texto simples na qual a conexão ao servidor não é criptografada.
O que dificulta o acesso para que hackers possam interceptar esta conexão e roubar dados.
Atualmente, quem possui um site precisa estar familiarizado com a certificação SSL.
Uma vez que ela é utilizada por webmasters visando uma maior segurança dos sites em si, além da realização de transferências.
O jeito mais simples e fácil de identificar se um site possui a certificação SSL é observar se há um cadeado próximo à URL no navegador.
Depois de entender o que é a certificação SSL é preciso saber de que forma ele pode proteger o meu site.
Como mencionado anteriormente, a principal função do SSL é impedir que os dados fornecidos pelos clientes de um site.
Por meio de um processo de criptografia, ele é capaz de codificar informações como os dados de um cartão bancário, números do CPF, entre outras.
Durante o envio tornando praticamente impossível que terceiros consigam traduzir o que está sendo repassado.
Por que uma empresa deve contar com este certificado?
Embora exista vulnerabilidade no universo digital, é inegável que a tecnologia também oferece uma segurança maior, tanto para o detentor da página, quanto para os usuários que a acessam.
Além disso, buscadores como o Google, por exemplo, tem atualizado constantemente seu sistema de identificação de websites para apresentar ao usuário, de forma clara e precisa, que ele não é inviolável.
Dessa forma, as páginas que possuem a sigla “HTTP” deixaram de ser consideradas neutras.
Mas inseguras, uma vez que elas permitem que qualquer pessoa faça alterações na página antes que o usuário saiba que isso ocorreu.
Essa nova política do Google, então, garante que as pessoas que não têm conhecimentos técnicos sobre o assunto consigam se proteger. Desta forma, a empresa que não fizer uso deste certificado vai aparecer como insegura para os usuários.
Embora o padrão “HTTP” tenha sido útil nos últimos anos, o aumento de crimes cibernéticos trouxe a necessidade de se criar meios com a finalidade de se evitar qualquer vulnerabilidade sendo, os modelos “HTTPS” a garantia de credibilidade.
Além de seguros eles também comprovam a existência de um sistema criptografado para autenticar o servidor. Outra vantagem do recurso é aumentar a visibilidade da página em até 5% nos mecanismos de buscas.
Ou seja, o certificado SSL confere muitos benefícios para a companhia dentre eles:
Vantagem competitiva ao proteger os dados dos clientes; garantia de que as informações não serão adulteradas; e, segurança com um sistema robusto e criptografado.
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