Se você comercializa serviços ou produtos e está conectado à internet nos últimos anos, possivelmente já tenha ouviu falar em marketing digital, não é mesmo?
Mas você sabe o que esse conceito engloba e, mais importante, como aplicá-lo ao seu negócio?
O conceito de marketing digital pode ser definido como o conjunto de estratégias utilizadas para prospectar, atrair e converter clientes no universo digital.
Porém, diferente do marketing tradicional, o digital utiliza a tecnologia como facilitadora.
Desta forma, é possível atingir por meio do marketing digital todos esses objetivos de maneira mais eficiente.
Fazendo uso dos diversos canais da Internet como sites, blogs, redes sociais, e-mail marketing, etc.
Ainda assim, além destes objetivos, o marketing digital também é importante para o fortalecimento de uma marca no mercado. Consequentemente, ampliar e qualificar melhor as vendas.
Depois de conhecer os objetivos, quais são as vantagens ao se contar com o marketing digital?
Entenda por que investir atualmente nesta ferramenta pode ser um bom negócio!
Acessibilidade do investimento
Diferentemente do valor elevado e necessário para se produzir os anúncios nas chamadas mídias tradicionais.
O que inclui a TV, o rádio e outdoors, o investimento empregado em estratégias de marketing digital é menor.
Isto quer dizer que, mesmo que você não tenha disponível elevadas somas para produzir um anúncio é totalmente possível colocá-lo no ar.
Evidentemente que, quanto maior for o investimento, maior será o alcance em relação ao público.
Alcance maior
Você sabia que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de brasileiros usuários da internet!
O que significa que, 81% da população com mais de 10 anos tem internet em casa?
É óbvio que, a cada ação de marketing digital criada, não é possível impactar todos os brasileiros que estiverem online.
No entanto, é fato que o potencial para atingir um determinado público se torna maior à medida que mais pessoas acessam a rede.
Assertividade
Uma das vantagens de se fazer uso do marketing digital é a capacidade que ele proporciona em relação a criação de campanhas assertivas.
Isto é, que tragam resultados expressivos sem que ocorra o desperdício de recursos. Isso se dá por dois motivos:
Trabalho com nichos específicos
Contudo, ao trabalhar na internet na promoção de uma marca, produto ou serviço, é possível atingir exatamente o público da sua empresa.
Isso acontece porque os dados de navegação são registrados quando as pessoas estão online.
É possível ter acesso as informações a respeito delas, embora seja como um grupo e não de forma individual.
Deste modo, é possível segmentar os anúncios de acordo com dados demográficos (idade, gênero, renda, local de domicílio) e com interesses específicos (como esportes, moda, beleza etc).
Já para as estratégias offline, mesmo que as emissoras de rádio ou de TV específicas sejam selecionadas, por exemplo, essa segmentação é menos precisa.
Assim, ao falarmos em segmentação no marketing digital, há garantia de que a mensagem chegará apenas às pessoas que têm potencial para realizar uma compra e se tornarem novos clientes.
Mensuração de dados
Além da possibilidade de trabalhar com nichos, o marketing digital ainda permite que ocorra uma assertividade das campanhas por causa da mensuração de dados.
Como mencionado, ao navegar pela internet, os dados dos usuários e de suas ações online são registrados.
E é justamente por meio destas informações é possível acompanhar o desempenho das suas estratégias.
Ainda mais, ao fazer esse acompanhamento se consegue identificar o que está funcionando e o que precisa ser aperfeiçoado.
Logo no início é possível garantir que o investimento realmente traga os resultados almejados.
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