Para que uma empresa tenha sucesso em sua estratégia de marketing digital é necessário conseguir converter os acessos ao site com alta oportunidade de negócio, ou seja, gerar leads que, após serem trabalhados estejam pronto para concluir a compra.
O caminho para tornar isso possível é justamente por meio das landing pages que, na verdade, são excelentes ferramentas para ajudar qualquer empresa a conquistar este objetivo.
Diferente de um site, que geralmente é mais superficial, as landing pages são objetivas e estrategicamente estruturadas para despertar no usuário a curiosidade e o desejo para que ele converta estas sensações em uma ação efetiva.
Independentemente do tipo, como já mencionado em outros conteúdos aqui no blog.
O objetivo principal das landing pages é gerar conversões, e é justamente por causa desta característica que elas se diferenciam das outras páginas de um site.
Para se ter êxito, entretanto, a página deve ser clara, precisa e organizada!
Oferecendo realmente aquilo que foi prometido, informado ou especificado em sua campanha estratégica inicial.
Se a sua empresa já conta com um site, mas não entende por que as taxas de acesso e conversões estão baixas, a falta de uma boa landing page para a geração de leads pode ser o motivo.
Confira quais são os tipos de landing pages, além daquela que pode ser a mais indicada para a estratégia da sua empresa ou negócio:
Landing page de captura de leads
Se o objetivo é prospectar novos clientes, essa é uma boa alternativa de landing page de alta conversão. Por meio dela, é viável conseguir alguns dados como nome, telefone, e-mail entre outras informações que podem ser usadas pelo setor de vendas.
Uma prática comum é empresas oferecerem algum tipo de material de valor, como um e-book, por exemplo, em troca destes dados.
Ao mesmo tempo em que o cliente em potencial é ‘presenteado’ com algo de qualidade ele retribui o gesto com o preenchimento de um formulário com todas as informações que possam ajudar aquela empresa a aumentar as vendas.
Landing page de agradecimento
Esse tipo de landing page pode ser inclusa para fazer a nutrição de leads e, em geral, vem logo após uma tomada de ação por parte do usuário.
Embora seja a etapa final no processo de conversão é também a parte inicial de um relacionamento mais duradouro com o lead.
Por exemplo, se uma pessoa preencheu algum formulário que você encaminhou, é interessante uma thank you page.
Ela também pode ser inclusa após a conclusão de uma venda.
Quando um cliente finaliza um carrinho, é possível utilizar esta landing page para oferecer outras sugestões de itens ou serviço o que pode ampliar as chances de fazer uma nova venda.
A landing page de agradecimento pode ainda ser emprega para solicitar um depoimento ao cliente; promoções e códigos de descontos exclusivos para uma nova compra; sugestão para curtir e seguir as redes sociais, entre outras.
Landing page de vendas
Estas landing page geram resultados significativos.
Por meio dela, é possível enviar ofertas aos leads e direcioná-los para o final do seu funil de vendas. Resumindo, esta página visa gerar conversões e ampliar o lucro da empresa.
Outra vantagem é incluir detalhes da oferta e deixar o cliente consciente das vantagens que estão sendo oferecidas caso ele adquira um produto ou serviço.
Apesar das vantagens de se utilizar este tipo de landing page é preciso estar atento
para não deixar o conteúdo muito extenso ou confuso de modo que possa gerar desinteresse ao lead. Para isso, faça uso provas sociais e esclareça as principais dúvidas que podem causar objeções por parte do cliente.
Landing page de cancelamento de assinatura
Utilizada para que você não deixe que a pessoa cancele a newsletter sem ter pelo menos mais uma chance de continuar recebendo.
Nesse tipo de landing page, é possível utilizar o bom humor, fornecendo a quem quer interromper a assinatura outros motivos para que ela permaneça na lista de contatos.
Caso o usuário esteja tentando cancelar a assinatura da newsletter, por exemplo, uma boa estratégia é permitir que ele personalize suas preferências de forma a se manter atualizado sobre a sua empresa ou negócio com uma frequência menor.
O usuário pode ser removido da ideia de cancelar a assinatura.
Já para usuários que estejam tentando cancelar uma assinatura paga, é possível mostrar seus produtos ou serviços uma última vez e adicionar um incentivo, como um desconto especial ou alguma vantagem exclusiva para ele.
Se a pessoa ainda assim insistir em um afastamento, você pode pedir que ela siga o seu negócio nas redes sociais como um gesto de despedida.
Squeeze landing pages
Este é um tipo mais simples de landing page, porém, pode ajudar a direcionar o lead para tomar uma ação desejada. Por exemplo, se você está lançando um serviço e quer que os clientes a conheça, esta pode ser uma situação propícia para esta landing page.
É também utilizada para aumentar o número de seguidores nas redes socias.
Melhora o relacionamento com o público e faz uma oferta específica, porém, com uma página mais simples que a de vendas.
Portanto, vale montar uma estratégia para utilizar cada tipo da melhor maneira possível em seu negócio.
Splash pages
Ao contrário das demais landing pages esta tem como objetivo atrair a atenção dos usuários.
Por exemplo, se você está lançando um produto, pode usá-la para ganhar destaque antes do evento final.
Ou então, se está próximo de um evento grandioso, é possível usar essa página como uma intermediária.
É importante saber que ela é mais focada em imagens e cores, com isso não usa muitos elementos textuais em sua construção.
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