O segmento de aplicativos tem rendido ótimos resultados, principalmente para os seus desenvolvedores.
De acordo com os últimos dados do mercado, houve quebra do recorde histórico de investimentos.
No segundo trimestre o levantamento, foi constatado um aumento de 45% no número de horas que os usuários utilizaram aplicativos durante a pandemia.
Como resultado, o aplicativo do seu negócio finalmente está pronto e chegou a hora de começar as ações publicitárias, e assim incluirá nas galerias de apps dos smartphones.
O processo de divulgação do app deve ser feito com dedicação, pois é o que define o sucesso, ou não, do seu software mobile.
Neste cenário, é possível que você se sinta perdido quanto a forma de promoção do seu app. Até mesmo porque, se destacar em um mercado vasto como é o de aplicativos pode parecer desafiador.
Aqui, o ideal é que a estratégia de divulgação a ser utilizada seja definida no roadmap inicial e nos primeiros passos do planejamento estratégico.
Se você não sabe como fazer isso segue abaixo cinco dicas.
1. Adote uma boa estratégia de palavras-chave
Quem trabalha com Marketing Digital já deve estar familiarizado com a utilização da estratégia de palavras-chave, pois é como as pessoas encontram conteúdo na internet. Quando o assunto é app não é diferente!
Uma boa estratégia faz com que o seu app seja encontrado de forma mais rápida em uma pesquisa no Google ou por meio de outro buscador, na Apple Store ou no Google Play por exemplo.
Desta forma, como os usuários fazem pesquisas na internet relacionadas à solução de eventuais, o que você precisa fazer é justamente identificar quais são estas palavras mais buscadas relacionadas ao seu negócio.
Assim, quando as pessoas usarem estas palavras nos buscadores, encontrarão seu aplicativo.
2. Conheça o seu público
Se você ainda desconhece qual seja o seu público, este é o momento!
Mesmo que você já tenha uma ideia, é preciso ter também algumas informações fundamentais nesta etapa, o que inclui as características comportamentais e demográficas destes usuários.
Estas informações são fundamentais, pois elas vão te guiar na criação das chamadas personas para o seu negócio, detectando os hábitos deste usuário de modo a apontar para que ele use seu aplicativo e isso é essencial para que você construa uma boa estratégia de divulgação.
Essa etapa, inclusive, ajudará você a identificar as palavras-chave ideais.
3. Aperfeçoe seu app no Google Play e na Apple Store
Já ouviu falar no termo ASO? Pois bem, quando falamos em divulgação de app você precisa entender o que ele significa e como é o seu funcionamento.
App Store optimization ou otimização para lojas de aplicativos, em tradução livre, é a maneira de você entender como as app stores classificam os aplicativos para que eles sejam encontrados com mais facilidade pelo usuário.
E para tornar o seu aplicativo mais fácil de ser encontrado aplicando a ASO podemos destacar:
- Antes de definir o nome, faça uma pesquisa nas lojas e veja como estão dispostos os nomes dos concorrentes. Verifique se existe algum padrão — por exemplo, se os seus concorrentes usam sempre a mesma palavra-chave ou variação no nome. Verifique ainda se há pontos em comum entre as logos dos apps da concorrência.
- O próximo passo é tentar definir um nome e uma logo que se destaquem daqueles que você observou nas lojas de aplicativos, de modo que o seu app chame mais a atenção do público-alvo.
- Definidas as palavras-chave, não se esqueça de utilizá-las na descrição do seu app na hora de publicá-lo.
- Sempre que possível interaja com o usuário pelas app stores respondendo eventuais avaliações e comentários deixados na plataforma a respeito do seu aplicativo.
4. Publique comentários nas redes sociais, blogs e sites relacionados ao seu app
Outra dica para anunciar o seu app é selecionar alguns sites que tenham a ver com o mercado em que a sua empresa está inserida bem como com o seu público com inserção de comentários em seus posts linkando para o seu aplicativo nas app stores.
Evite, entretanto, distribuir links em comentários de forma aleatória, ok?
É preciso que você mantenha uma consistência, além de relevância e sentido, do contrário o efeito poderá ser inverso e você não conseguirá atrair o público-alvo, correndo o risco de ter seus comentários apagados ou bloqueados pelos blogs, redes e sites selecionados.
Tenha um app para o seu negócio desenvolvido pela Tec4you
Com cerca de 1,2 mil aplicativos desenvolvidos por mês, a Tec4you oferece entre outras vantagens: melhores funcionalidades – uma média de 28 por app -, sistema intuitivo, além da possibilidade de personalização feita pelo próprio usuário e rapidez na entrega do app.
Entre os segmentos disponíveis estão agências de viagens, consultórios médicos, restaurantes, academias, eventos, casamento, casas de shows e baladas, youtubers, blogueiras, modelos e marcas.
Sobre o que diz respeito a valores, esta é outra vantagem oferecida pela Tec4you, pois o investimento de criação de aplicativo , a partir de R$ 430,00 mensais.
Um investimento relativamente baixo se considerado o retorno em vendas que um aplicativo pode trazer para o seu negócio ou empresa.
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