Vejas as dicas abaixo.
Assim que surgiu o e-commerce, as empresas encontraram uma possibilidade de oferecer produtos e serviços para qualquer pessoa no mundo.
As lojas virtuais já vendem tanto serviços quanto objetos simples.
Mas, apesar de não haver um ponto físico, abrir uma loja virtual exige investimento de tempo e de dinheiro, para que seja lucrativa e sustentável.
Em função da pandemia e, diante de uma crise econômica que abalou praticamente todos os setores, muitas empresas se viram obrigadas a fazer uma transição de negócios do mundo físico para o digital.
Empresas que tinham planos de digitalizar seus processos tiveram que antecipar este cronograma e partir para o e-commerce como medida de sobrevivência.
Ainda que a velocidade no processo tenha sido essencial para evitar prejuízos e a própria falência de vários negócios, muitos empreendedores menores, encontraram dificuldades para manter o fluxo de vendas.
Além do desafio de se destacar no mundo digital, há ainda a competição com gigantes que já estão neste mercado há mais tempo.
Para quem pretende ter sucesso diante de um momento que ainda é incerto confira estas dicas e torne isso possível:
- Tenha acesso a uma plataforma.
Se o empreendedor quer começar essa transição do zero, pode começar criando um site. Para quem não tem muita experiência e está começando do zero, a plataforma gratuita WIX é boa e simples.
É possível criar um design e começar a expor os produtos ou serviços. Vale ressaltar que essa opção exige mais tempo e esforço.
Para quem quer algo mais prático, porém menos personalizado, existem algumas opções oferecidas por empresas como a Tec4you, que tem planos a partir de R$ 320,00 por mês.
Ainda, para quem quer vender, mas não quer montar um site obrigatoriamente, há ferramentas apenas para intermediação de pagamentos. - Imagem é a ‘propaganda’ do negócio
No e-commerce a imagem passa a ser um item muito importante na apresentação do produto. Logo, pode-se dizer que na internet, o consumidor compra a foto!
Desta forma, faça uso de imagens atrativas, que valorizem o seu negócio ou produto.
De preferência, apresente o item com mais de uma opção de foto, de ângulos diferentes e em uma situação de uso.
Ainda, outra opção, se o empreendedor quiser investir mais tempo, é fazer um vídeo mostrando onde e como usar o item comercializado.
Em caso de produção de um vídeo, escolha um lugar mais tranquilo e use ferramentas adequadas para uma eventual edição do material.
- Invista em marketing de conteúdo.
Na prática, utilizar o marketing de conteúdo é pensar em produzir algo que crie um relacionamento com o cliente.
Aqui, não trata-se apenas de fazer uma venda, mas de apresentar a facilidade do uso antes que uma compra seja concluída.
Um blog pode trazer benefícios muito relevantes do Google. Plataformas como WordPress e Medium, que são gratuitas, podem ajudar pequenos negócios na produção de conteúdo. - Utilize o disparo de e-mails.
A captura de e-mails também é um ótimo canal já que é possível disparar de forma direcionada uma série de informações para uma base de clientes.
Além de capturar o endereço no momento da compra, é possível ainda inserir os pop-ups (quando a pessoa entra ou sai do site) ofertando cupons para quem efetuar o cadastro.
O e-mail também pode ser utilizado para o envio de conteúdos mais produzidos.
Estas estratégias de captura são o passo inicial do chamado inbound marketing, que consiste em usar os seus canais, como site, blog, redes sociais, para gerar cadastros e transformá-los em clientes em potencial.
A possibilidade desses consumidores serem fiéis e recomendarem a sua empresa é muito maior, porque eles tiveram um contato maior com a marca antes da compra. - Invista em ferramentas úteis.
Outra parte importante do e-commerce é acompanhar de perto os resultados e a performance do negócio.
Estas ferramentas são parte da estratégia inicial de SEO (Search Engine Optimization ou otimização para os motores de busca, em tradução livre), que é o trabalho feito para entender algoritmos de busca e melhorar o ranqueamento do seu site no Google. - Relevância no site.
Ter conhecimento das ferramentas de performance é um bom início para quem pretende fazer com que o site ganhe relevância.
Uma dica para tornar isso possível é utilizar palavras-chaves dentro do seu segmento, identificando grupos de termos que vão fazer a sua página de conteúdo ou site figurar nas primeiras posições no resultado de buscas.
Uma ferramenta grátis que pode auxiliar neste processo é o Google Search Console, uma espécie de caixa de ferramentas do seu site, que apresenta dicas de ranqueamento, desempenho e guias para melhorá-lo, ferramentas de teste, problemas do site, entre outras.
- Foque sua atenção no consumidor.
Para quem tem um e-commerce, criar um relacionamento com o cliente é parte da estratégia digital do negócio.
A principal dica é construir uma relação transparente e próxima o que pode ser feito por meio do envio de bilhete, cartão, ou até mesmo um ‘mimo’ de agradecimento quando o cliente concluir alguma compra.
Mostre que há uma parceria entre vocês. Embora não seja obrigatório, atitudes simples como esta podem trazer um efeito extremamente positivo.
Se o consumidor estiver feliz com atendimento são enormes as possibilidades dele gerar indicações para novas conversões.
Tec4you tem a solução perfeita para o seu e-commerce
Tec4you tem a solução perfeita para o seu e-commerce
A cada ano, o e-commerce vem se tornando uma das mais importantes ferramentas da internet quando o assunto é vendas, não é mesmo?
Por estar em constante evolução, principalmente por possibilitar aos consumidores adquirirem bens e serviços de qualquer canto do mundo, ele também surge como um importante aditivo ao modelo de negócio convencional.
Além de ser responsável direto no impulsionamento das vendas e alcançar praticamente todos os tipos de público, ainda é considerado uma ferramenta de marketing na divulgação de marcas, produtos e serviços.
Para quem hoje precisa de uma plataforma, seja ela simples ou melhor elaborada, a Tec4you desponta no mercado com ótimas soluções para que sua empresa atraia, aumente, fidelize e melhore o relacionamento com os clientes.
Se é de um e-commerce que você precisa acesse https://www.tec4you.com.br/site-ecommerce/ ou entre em contato no WhatsApp pelo (11) 95067-8051!