Entenda sobre experiência na página e o rankeamento do Google
Apesar do Google não ter o hábito de avisar de forma antecipada as atualizações que pretende realizar em seu algoritmo, sendo comum serem realizadas pequenas alterações regularmente no buscador sem que qualquer linha seja divulgada a respeito.
Por conta da pandemia mundial ocasionada pelo novo Coronavírus, desta vez, a história será diferente.
A equipe do Google já comunicou com bastante antecedência sobre uma ampla atualização que acontecerá no ano que vem.
Esta atualização tem sido chamada de Experiência na Página e o bacana é que com esta informação, profissionais de SEO terão a oportunidade de se prepararem desde já para deixarem o site o mais perfeito possível para esta atualização.
A experiência na página deverá ir de encontro com as mais modernas teorias do marketing nas quais a experiência do consumidor está no centro de praticamente todas as estratégias.
O que é a atualização Experiência na Página?
A Experiência na Página é um fator de rankeamento que reúne métricas focadas na responsividade, interatividade, segurança e velocidade dos sites.
A otimização destes fatores tornará a rede mais agradável para usuários, permitindo que os sites possam evoluir.
Atender melhor as expectativas dos usuários, independente do conteúdo.
Analisando este cenário, é possível dizer ainda que isso deverá contribuir para o sucesso de negócios online uma vez que os usuários se envolverão ainda mais com a realização de transações com menos atrito.
Um erro muito comum e que deve ser evitado é confundir esse fator, com a chamada “experiência na página de destino”.
Na verdade é uma medição utilizada pelo Google Ads para estimar a relevância das páginas em relação aos anúncios patrocinados que são criados.
Com essa atualização, o Google também reforça o compromisso de melhorar a web de forma geral e para todos.
Evitando assim situações desconfortáveis, principalmente os pop-ups que tiram a paciência de todo mundo ou ainda dos cliques indesejados.
Prepare-se para a atualização Experiência na Página com as cinco etapas que deverão deixar suas páginas adaptadas para esta atualização do Google.
Mas o que é rankeamento do Google?
Quais são os preponderantes para a página ficar melhor posicionada?
Embora não se saiba quais são os mais preponderantes, o próprio Google confirma que passa de 200 os fatores que definem quais páginas ficarão melhor posicionadas quando alguém faz uma pesquisa.
Um bom posicionamento orgânico pode gerar um bom resultado e mudar a vida de pessoas e empresas.
Uma vez que ele impacta diretamente no faturamento, visitas do site, visibilidade da marca, entre outros aspectos.
O rankeamento do Google é feito com o intuito de organizar e ensinar como rankear conteúdo para apresentá-lo como melhores resultados aos usuários quando a busca é realizada.
O Google faz um ranking conforme seus parâmetros de qualidade. É como se ele tivesse uma checklist e analisasse ponto a ponto para determinar as páginas de melhor qualidade posicionando-as em destaque.
Desta forma surgiu a necessidade da criação de uma estratégia de SEO (Search Engine Optimization).
A qual compreende um conjunto de otimizações responsáveis por influenciar de forma positiva o posicionamento orgânico.
Qualquer rankeamento no Google, além de outros fatores, depende fundamentalmente do SEO.